ARTESANATO, DESIGN FEITO À MÃO

[ 1 ] Comentário
Share

Artesanato, é arte com as mãos. O desenvolvimento de ideias e culturas regionais comunicadas em objetos confeccionados manualmente, com materiais e técnicas diversas, mas em geral provenientes de sua própria região. Uma ode à identidade de um povoado, ou de uma nação. É expressar o quê foi vivenciado em seu dia-dia, ou em sua região. É também a produção que visa a economia familiar na venda de  objetos para aumentar a renda mensal. E mais do quê cultura, economia ou nacionalismo, fazer artesanato deve dar muito prazer! E viva o ócio criativo!!!

ESCULTURA REGIONAL, NORDESTINA

porta velas de conchas

FUXICO, ARTESANATO, CRISTAIS NA DECORAÇÃO

ARTESANATO CAPIM DOURADO NA DECORAÇÃO

O artesanato brasileiro está em alta! E a grande tendência é aliar as diversas técnicas e materiais do artesanato nacional ao design elaborado para produtos e artigos  sofisticadas capazes de atingir uma parcela do mercado que não costuma consumir o artesanato puro e simples. Desta forma surgem ongs e cooperativas de artesãos que se juntam para produzir e comercializar suas peças que ganham o mundo. O SEBRAE tem orientado essas organizações a se formarem e crescer. Essas cooperativas contribuem com o conceito de sustentabilidade, ao promover a ação social para às minorias. Acima, alguns exemplos da produção desses grupos, em destaque a cortina com fuxicos  por Monica Smith, técnica proveniente do interior nordestino.

DECORAÇÃO COM RETALHOS

ambiente patchwork, revestimento patchwork

ESPELHO EM PATCHWORK

Lembra daquela colcha de retalhos da sua avó? Na decoração atual ela pode ganhar um novo enfoque, este trabalho de retalhos se destaca em composições que vão desde os móveis reciclados e objetos de decoração até em revestimentos cerâmicos que você mesmo pode montar a sua padronagem. Para não errar, a dica é usar estes objetos de forma pontual, em uma ou duas peças no ambiente. Em uma decoração retrô ou feminina essas peças são sempre bem-vindas! A técnica da coletânea acima é conhecida como patchwork, cuja tradução do inglês, significa “trabalho com retalhos”, que em geral acontece com tecidos, mas podem ser usados materiais distintos como revestimentos cerâmicos, entre outros.

boneco de pano, urso, arquiteta Adriana Lima

Eco-Chic Felt Bouquets

CORUJA TECIDO

Boneca de pano, retalhosA técnica de patchwork é tradicional que embora seja mais raro, costuma passar de mãe para filha e por essa razão as bonecas de pano também costumam usar esta técnica. Quando eu estava preparando o Quarto da Menina para a Mostra de Decoração Casa.com vasculhei a internet em busca de modelos de bonecas de pano e me apaixonei por todas elas! Por essa razão, faço questão de postar aqui algumas fotos e dizer que elas são fundamentais para quartos que possuam Coisas de Meninas.

Mesa-Origami-Artesanato

flores acrílico, corte a laser, decoração

poltrona renda fibra

doily luminária rendada artesanato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

oooooooooooo 

O artesanato pode ser feito de forma bem sofisticada, como neste caso das flores recortadas em papel e dobraduras como o origami. Uma técnica delicada que envolve criatividade e muita precisão.  A renda é resultado de um artesanato que passa de gerações e tem se tornado tendência, o romantismo vem marcado pela delicadeza das diversas peças que este material pode criar como nesta luminária ou em versões recortadas à laser, como você pode ver em um painel para o hall de entrada da Suíte Master. Fazendo referência à renda, também é possível trabalhar com materiais como a fibra natural, neste caso ela serve de inspiração.

Uma resposta a ARTESANATO, DESIGN FEITO À MÃO

  1. Julia Primo disse:

    Tudo maravilhoso em seu blog Adriana, parabéns, adorei tudo.
    Muito sucesso para você.
    Abraços
    Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Outros Posts