ECODESIGN, O CONSUMO CONSCIENTE!

[ 1 ] Comentário
Share

Design ecológico é um termo que está em crescente tendência mundial nos diversos setores, como na arquitetura, design, moda e até na arte. O grande propósito dessa história toda é desenvolver produtos, serviços e sistemas que minimizem o impacto ambiental, reduzam o uso de recursos-não-renováveis e seja socialmente justo. São os produtos chamados “politicamente corretos”, ou seja, é uma ótima desculpa para consumir sem culpa!

arquitetura sustentável

Este é o verdadeiro resultado da soma de arquitetura+ecologia. O edifício de concreto, a “selva de pedra” se rende  à tecnologia paisagística, ao ponto de se tornarem única e modificar a paisagem urbana, algo que ainda encontra resistência. Este sistema de jardins verticais foi projetado pelo botânico e paisagista Patrick Blanc para o Musée de Quai Branly, em Paris, na França. Esta preocupação ecológica trás grandes benefícios, como o menor consumo de energia, a melhor qualidade do ar e uma extra proteção contra agentes externos. 

Móveis Nomadic_ James Hennessey e Victor Papanek

Embora a relação do design com a ecologia seja atualmente um tema constante na mídia, este conceito não é tão novo como parece. Já nos anos de 1970 o americano Victor Papanek foi o primeiro designer a ter consciência do impacto ambiental dos seus produtos. Ele foi um homem a frente do seu tempo, mas incompreendido por seus colegas, que julgavam exagerada a sua preocupação em relação ao design com o entorno artificial e natural.

Livro Móveis Nomadic_ James Hennessey e Victor Papanek

Acima capa e parte do livro Móveis Nomadic, de Victor Papanek e James Hennessey, publicado em 1973. Victor escreveu ou co-escreveu oito livros, viajou ao redor do mundo explanando seus ideais para projetos ecologicamente corretos, que atendessem aos necessitados, idosos, deficientes e os segmentos minoritários da sociedade.  Acreditava que os designers poderiam ajudar com suas criações a servir nas necessidades reais dos seres humanos.

design sustentável Frank Gehry

Com seus móveis de papelão feitos a partir de placas coladas e recortadas em formas orgânicas, o arquiteto canadense Frank Gehry foi um dos  pioneiros relacionados à produção de móveis sustentáveis. Os 30 móveis criados por ele na década de 1970 (duas séries em papelão e uma em madeira laminada) incorporam formas incomuns que também são visíveis em seus projetos arquitetônicos esculturais reconhecidos em todo o mundo. Características que podem muito bem serem atribuídas à sua formação em artes plásticas, anterior ao curso de arquitetura.

Casa da Cascata, Frank Loyd Wright

Interior Casa da Cascata, Frank Loyd Wright

Ao falarmos de design ecológico, não poderia deixar de citar a arquitetura do norte-americano Frank Loyd Wright. O intorno desta casa inspirou a arquitetura dos movimentos da cascata e utilizou a madeira e a pedra disponíveis no terreno para projetar esta inesquecível e célebre casa da cascata (1936). Wright foi o precursor de uma tendência chamada contextualista, cuja a arquitetura é resultado das características externa ao edifício que será idealizado.

INTERIOR HOTEL, PROJETADO PELOS IRMÃOS CAMPANA

POLTRONAS IRMÃOS CAMPANA

pufes feltro, irmão campana

Atualmente o Design de Interiores possui uma importante vertente no design sustentável, e existem várias alternativas de reaproveitamento e diminuição de resíduos. O profissional de interiores deve buscar maneiras criativas para projetar produtos e serviços, repensar a utilização dos materiais, através dos tão falados “3 Rs” (Reduzir, Reusar e Reciclar). E os Irmãos Campanas fazem isso com muita responsabilidade e competência, seus trabalhos têm sido reconhecidos no mundo afora. Com exportações de seus produtos para diversos países e exposições, entre elas na Feira Internacional de Móveis de Milão e  no MOMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, sendo os primeiros brasileiros a terem seus trabalhos em exposição permanente.

Uma resposta a ECODESIGN, O CONSUMO CONSCIENTE!

  1. HELENA LIMA NETO disse:

    Bom dia!
    Amei os trabalhos. e esta sendo fundamental na minha vida, pois, estou fazendo meu Artigo da pós em Gestão Ambiental. cujo tema é Reciclagem e Decoração. Se puder me envie material .
    Desde ja eu agradeço.
    Abç
    Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Outros Posts