ATRIBUIÇÕES DO ARQUITETO

[ 8 ] Comentários
Share

platibanda

No exercício da profissão, ainda existem alguns mitos, um tanto quanto equivocados, a serem debatidos. O maior deles está na crença de que o arquiteto é um “objeto de consumo” altíssimo, cheio de glamour e status. Chegando a ponto de o cliente temer até mesmo fazer uma consulta de orçamento de honorários. Os valores pagos ao profissional estão diretamente vinculados à expectativa de investimento financeiro do cliente e ao tempo que o profissional irá despender para desenvolver os projetos ou a obra.residência sem telhado

É preciso que se entenda que a contratação desse profissional é uma necessidade real, não é supérfluo! O projeto desenvolvido não apenas valorizará o ambiente ou a edificação em si, mas irá racionalizar o espaço, direcionando para o menor custo. Um projeto bem resolvido traz, além do bem estar e conforto, o retorno financeiro imediato, situação comprovada em edifícios comerciais e institucionais.

deck e jardimdeck e jardim

É necessário enfatizar que a maior atribuição do profissional de arquitetura não consiste apenas na elaboração do projeto de interiores, nem tampouco de apenas solucionar no final da obra uma fachada que, esteticamente, não agradou o proprietário. O papel do arquiteto vem muito antes de tudo isso! Na verdade, esse profissional é responsável por toda a formação das idéias iniciais: desde a planta-baixa e fachada (o projeto arquitetônico em si), definição dos espaços externos (projeto de paisagismo) até, finalmente os internos (projeto de arquitetura de interiores).

home e cozinha

Na construção civil, o arquiteto não somente “complementa”, mas participa do planejamento direto: com a criação do projeto arquitetônico e a fiscalização da obra, em conjunto com o engenheiro, para certificar-se que está sendo executada conforme o planejado. Caso seja solicitado, o arquiteto poderá também fazer a administração da obra: cabendo a ele traçar o cronograma de execução, fazer orçamentos de materiais, pagamentos, contratação e organização da mão de obra especializada. É o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.

suite master

Na sociedade atual, o papel do arquiteto é o de “transformador”. O produto final de suas idéias torna-se um elemento cultural capaz de influenciar comportamentos, conceitos e até mesmo outras formas de manifestações artísticas. A principal função do profissional, ao conceber o projeto arquitetônico, é modificar a realidade dos espaços, edificados ou não. A arquitetura, portanto, é uma das manifestações mais representativas e simbólicas das atividades humanas em uma sociedade, é a expressão – de maneira bela, emocional ou racional – do modo como um povo pensa, age, sente e cria o seu mundo.

churrasqueira, área de lazer

8 respostas a ATRIBUIÇÕES DO ARQUITETO

  1. Olá, Adriana.
    Excelente artigo sobre o papel do arquiteto. Parabéns!

    Seu último parágrafo quando diz que arquitetura expressa o modo de como age e vive a sociedade tem muito a ver com o meu trabalho.

    Somo a este seu correto argumento a filosofia de Alain de Button que diz que a arquitetura torna vívido o ideal de felicidade que desejamos idealmente ser. E com certeza você trabalha para que a felicidade more nas arquiteturas que projeta e constrói.

    Permita-me republicar dando-lhe seus devidos créditos no meu blog?

    Felicidades!

  2. vamos fazer um parceria para a proxima edição, que acha?

  3. Olá Adriana! Descobri hoje o seu blog ao fazer uma pesquisa sobre orçamento e honorários… que boa descoberta! Estou iniciando minha vida profissional agora, formo em Maio… moro no interior de Minas e na minha cidade as pessoas não tem muita noção do trabalho do arquiteto. Já me deram planta pronta e pediram uma fachada e um 3D, rs! Mas acho que o começo do trabalho é assim mesmo… Parabéns pelos projetos! São inspiradores…

    Paz!

    • Adriana Lima disse:

      A paz do Senhor Maressa!

      O começo e o meio da nossa profissão é árdoa, mas com a graça de Deus e o amor pelo ofício nos faz prosseguir e conquistar.
      Levar esclarecimentos a respeito da nossa profissão é fundamental para que de uma forma geral a sociedade participe e
      procure o profissional de arquitetura.
      Que Deus te abençoe nesta caminhada e que você sempre se lembre que estamos aqui para servir!

      Abraços,
      Arq. Adriana Lima

  4. caren disse:

    ola!!!!!!! muito linda essa fachaada! mas, tenho uma curiosidade, qual o material utilizado? é madeira? ela tem uma vida util longa ficando exposta ao tempo?

    • Adriana Lima disse:

      Olá Caren!

      Neste fachada utilizamos madeira tipo ipê com cobertura em verniz naval.
      A manutenção é simples, basta reaplicar o produto a cada seis meses ou um ano.
      É importante que não fique em contato direto com o chão e deixar dilatação de 1cm para evitar que ela empene ou que acumule água.
      Se precisar de um projeto de remodelação para a sua casa, nos envie fotos para lhe passar um orçamento.
      Atendemos na área de projeto para todo o país.
      No mais, me coloco à sua disposição.
      Atenciosamente,

      Arq. Adriana Lima
      adriana@adrianalima.arq.br

  5. Silmara goncalves arreche disse:

    Boa noite

    Gostaria de um orcamento pois estou me mudando para um apto e la precisa de uma gde mudança ambientes mais claros e arejados…sao 3 quartos 2 banheiros sendo 1 suite… Total de metros quadrados 70.

    Obrigada desde ja …

    Silmara

  6. Maria de Lourdes de Paiva disse:

    Ola Adriana, sou grande admiradora de seus trabalhos, também moro em Maringá e vou construir um sobrado germinado, gostaria muito de ter uma noção de valores de seus trabalhos, a principio gostaria de construir um sobrado de 150 m2 tendo no andar terreo uma suite, sala, cozinha e no andar superior duas suites ou demi suites…..mas gostaria que minha casa tivesse como caracteristica a integração dos ambientes sala, cozinha e area de lazer com churrasqueira……..meu sonho seria se conseguisse colocar uma piscina (pequena mas charmosa) neste espaço….
    Obrigada
    Lourdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Outros Posts